Quem Sou

Nascida no Rio de Janeiro, mas paulistana de coração, filha de um veneziano com uma capixaba, sou mesmo feita de cravo e canela! Ser mãe e cuidar da minha família é meu maior propósito pessoal. Tenho uma história rica de experiências de vida, mas também de lutos, por meio das quais me desenvolvi e me motivei para exercer o ofício de psicóloga, em especial, como especialista no suporte aos enlutados e famílias em condições de vulnerabilidade psicológica.
Prazer, compromisso e ética são os pilares na minha vida pessoal e profissional.

Perfil Profissional

Atuo desde 1995 como psicóloga clínica focada em famílias e adultos, tendo como abordagem a Teoria do Apego, desenvolvida pela psiquiatra inglês John Bowlby (1907-1990) e a psicóloga Mary Ainsworth (1913-1999). Nesta trajetória, a especialização no suporte aos enlutados me possibilitou romper as fronteiras da clínica e atuar também em diferentes settings e contextos de suporte psicológico como hospitais, escolas, funerárias, emergências e como consultora para instituições privadas e públicas, bem como meios corporativos. Naturalmente, a experiência acumulada nestas atividades, bem como a paixão por estudar os temas de maior interesse, aguçaram minha paixão por lecionar, atividade que me alimenta imensamente.

Atividades Profissionais

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com mestrado (1998) e doutorado (2004) em Psicologia Clínica pela mesma Universidade.

Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia fundado em 1998.

Co-coordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e Co-coordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto.

Conselheira executiva e supervisora da ONG Pais em Luto.

Colunista do Portal InFinito – www.infinito.etc.br

Organizadora do livro “Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade” (Polo Books, 2013), Organizadora do livro “O Resgate da Empatia: suporte ao luto não reconhecido” (Summus, 2015), “Luto por perdas não legitimadas na atualidade” (Summus, 2020) e autora de diversos capítulos em livros sobre o tema do luto.

Parecerista ad-hoc das revistas científicas:
Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer – UNIRIO
Revista de Psicologia da USP
Estudos de Psicologia PUC-Campinas
e da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia.